arquivo

19 de janeiro de 2012

grass

grass

os singles, ou lãs de um só fio, são na minha opinião as lãs mais bonitas que podemos fiar artesanalmente. são as que verdadeiramente se distinguem das industrialmente produzidas e são aquelas que melhor conservam as caracteristicas da sua matéria prima - a ovelha. têm mais memória e uma beleza mais natural. são mais verdadeiras.

é também verdade que são as mais dificeis de fiar. se queremos uma lã macia e fofa devemos torce-la pouco, apenas o suficiente para não se desmanchar. esta meada foi feita a partir de um merino de qualidade extra e foi fiada com a técnica que melhor me permitiu manter a sua delicadeza.

o single é o fio que requer maior equilibrio e um acabamento mais cuidado.

quem o compra deve ter em mente que leva para casa uma lã viva e que depois de tricotada e lavada não vai perder as suas características.

aqui tenho uma foto deste meu fio grass ao lado de um single comercial, de uma das minhas marcas preferidas.

grass

podemos ver que o fio fica ligeiramente feltrado, o que nos vai garantir que não se vai desmanchar ao ser trabalhado.


grass

100% lã de merino
single
cor: verde
100 gramas ■ 277 metros (aprox.)
fiada à mão
- indisponível -

2 comentários:

  1. Tenho feito várias coisas com um destes tipos de fio (comercial) e de facto... fica um trabalho leve, fofo, fantástico! Sim, tem muita tendência a desmanchar e tenho de ter cuidados especiais a tricotá-lo (normalmente nem tenho sob tensão para não separar!) mas também tem uma vantagem, quando queremos unir 2 fios não se nota a junção!
    Este verde é lindo e o fio apetece mesmo...
    Como disse há dias... leve no dia 28 :) nunca se sabe o que pode encontrar um novo lar ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro o fio assim! Obrigada pela dica quanto á torção, acho que esse tem sido um erro meu ao fiar...

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar